Meus tempos de ansiedade: Medo, esperança, terror e a busca da paz de espírito – Scott Stossel

Bom dia. Antes, gostaria de me desculpar por ter ficado muito tempo sem nenhum post, aconteceram alguns imprevistos no decorrer do caminho, mas agora está tudo ok.

O que falar sobre esse livro? Conheci ele através de uma marcação de uma amiga, pois ela sabe o quão ansiosa eu sou. É um livro muito interessante, eu aprendi a me conhecer melhor, principalmente relacionado às minhas crises de ansiedade. O autor, comenta situações reais, no qual ele teve uma crise de ansiedade, que de certa forma acabaram deixando-o paralisado naqueles momentos. Ele começa o livro contando o surto que ele teve no dia de seu casamento, que todas as pessoas que estavam próximas a ele no altar, acharam que ele iria morrer (sim, a expressão que ele usou foi essa). Admito que ao ler esse trecho eu caí na gargalhada, mas uma crise de ansiedade para quem está vivenciando o momento, não é nada engraçada.

Em cada pessoa ela se manifesta de uma maneira, tem pessoas que descontam na comida, no meu caso, me da dor de estômago, não consigo nem beber água, e tenho alguns comportamentos compulsivos, principalmente sobre o assunto que causa a ansiedade. Ano passado, ao voltar de férias, meu medo em ser demitida era tamanho, que fiquei com diarreia por uns 5 dias, não conseguia comer nada nesse período, e dormir era um luxo. meus_tempos_de_ansiedade__1413992919b

Durante o livro, ele fala que durante muito tempo a ansiedade existiu, porém por muito tempo não era conhecida como ansiedade, mas como “ataque de nervos”, ou “chilique”. Ele menciona também que a indústria farmacêutica também ganha  muito em cima disso, pois estão sempre criando novos medicamentos. Que provavelmente a síndrome do pânico, tenha se originado devido a todos esses medicamentos que as pessoas, tomam. Outra coisa que ele menciona é que pode ser que exista um fator genético relacionado. Ele pesquisou muito para poder fazer essas afirmações. Ele fala de vários testes feitos ao longo dos anos para que fossem descobertos qual efeito colateral de cada medicamento, antes de ser oficialmente colocado no mercado.

Para mim, o que ajuda a diminuir os níveis de ansiedade é atividade física, principalmente daquela que você transpira muito, pois para mim a ansiedade está relacionada com uma energia ruim acumulada, e quando você “gasta” essa energia, a ansiedade vai embora junto. É lógico que nem sempre consigo, mas me esforço para controlar.

A minha nota para esse livro foi 8,5. Por mais que eu tenha gostado, e aprendido com ele, admito que em alguns pontos achei um pouco chatinho, pois ele fala coisas muito técnicas as vezes, mas não deixa de ser um bom livro. Recomendo mesmo assim.

 

Dados técnicos:

ISBN:9788535925036

Editora: Companhia das Letras

531 páginas

Anúncios

Sobre alinedal

Sou uma pessoa que adora livros, e que adora escrever também, então decidi juntar essas duas paixões. Vou escrever aqui sobre os livros que li até hoje, e a minha opinião sobre o assunto. Espero que vocês leitores(as) também façam suas sugestões. Então é isso ai!!
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s