Chocolate : Uma saga agridoce preta e branca – Mort Rosenblum

Bom, esse livro conta sobre a história do chocolate. Eu como boa chocólatra que sou, tinha que ler esse livro neh(rsrs). Então, eu vou tentar ir escrevendo a medida que for lendo, pois tem informações muito interessantes. No início do livro, ele já fala que na época de Colombo, os Índios já tratavam o cacau como preciosidade. “Os Índios ofereceram o que ele supôs ser um punhado de amêndoas enrugadas. Ele ficou perplexo quando algumas delas caíram no fundo da canoa, o filho relatou mais tarde e, – eles se engalfinharam para catá-las como se fossem olhos que tivessem caído de suas cabeças”. 

“Para os americanos em geral, “praline” é um caramelo duro com nozes-pecã. Para os belgas e suíços, praline , sem acento, é um pedaço de chocolate recheado, aquilo que os franceses chamam de bonbon. Mas na França, praliné é uma rica mistura de amêndoas moídas e chocolate, o afamado resultado de um feliz acidente. Em 1731, o chef do Maréchal Duc du Plessy Pralin deixou cair, sem querer, algumas nozes torradas no chocolate derretido. Ele serviu como uma nova criação, e o duque adorou.”

Em um outro capítulo, ele acaba falando das plantações de cacau na África, e das guerras que existem por lá, devido a território. Em alguns momentos, como nesse caso desse capítulo que fala das plantações na África, o livro se torna um pouco massante, mas de certa forma é super interessante!! Algo que descobri com esse livro, é que os chocolates franceses são considerados melhores até que os suíços.  “Para os infelizes ignorantes, Nutella é uma substância pegajosa  com gosto de chocolate, que vem em vidros ou potes de plásticos. É para ser espalhada no pão, mas com frequência, é lambida diretamente da faca”

O livro em si não é de todo chato, mas querendo ou não, quando a gente lê um livro mais técnico em alguns momentos que o livro fica chatinho. Minha nota para esse livro foi 7,0. Mas é um livro interessante, pois conta toda a história do chocolate, de onde surgiu, como surgiu e os melhores do mundo. Recomendo também que quem gosta de chocolate assista ao filme “Chocolate” com Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench e Alfred Molina.

Dados técnicos:

I.S.B.N.: 853252012X

381 páginas

Editora:Rocco

Anúncios

Sobre alinedal

Sou uma pessoa que adora livros, e que adora escrever também, então decidi juntar essas duas paixões. Vou escrever aqui sobre os livros que li até hoje, e a minha opinião sobre o assunto. Espero que vocês leitores(as) também façam suas sugestões. Então é isso ai!!
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Chocolate : Uma saga agridoce preta e branca – Mort Rosenblum

  1. lereamar disse:

    Acredita que nunca assisti o filme Chocolate??? hehe… Preciso assistir!!!
    Quanto ao livro Chocolate, acho que é legal ler um pouco de tudo mesmo né??? É tão bom saber mais sobre países, culturas, conhecimentos gerais, enfim… Só não leio auto-ajuda… Quando terminar esse, qual será teu próximo???
    Ahhh, e quando colocar post novo te aviso…
    Beijãooo e boa semana Aline!!!!

    • alinedal disse:

      Menina, eu assisti a esse filme esse ano, e amei!!! Maravilhoso. Mas recomendo vc assistir com umas duas barras de chocolate perto de vc!!! rsrsrs
      Bjos

  2. lereamar disse:

    Vou assistir o filme sim, fiquei curiosa, e não vai faltar chocolate, hehe…
    Dá uma olhada lá no blog, fiz um agradecimento pra ti, espero que goste!!!! Beijãoooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s