A insustentável leveza do ser – Milan Kundera

Comecei a ler esse livro por indicação de um amigo. A história não tem uma ordem cronológica. Tem horas que o livro fala de Tomas e Tereza, depois fala de Tomas e Sabina, depois fala de Sabina e Franz. Outra hora fala de Tereza e Karenin. Durante o livro todo eu fiquei confusa referente aos sentimentos que o livro despertava em mim. Eu fiquei com raiva do Tomas, mas tinha momentos que eu gostava dele. Em alguns momentos me identifiquei com Tereza, depois com Sabina, e tinha momentos que achei Tereza muito submissa.

O livro conta a história desses quatro personagens, como consequência de suas escolhas, ou devido ao acaso, cada personagem acaba experimentando o peso que a vida tem. O período da história é quando a Russia invade a Tchecoslováquia, e a opressão que os personagens passam nesse período. Durante todo o livro o autor questiona a filosofia pré-socrática de Parmênides, que fazia a relação referente ao peso/leveza, da vida, do ser humano. Assim, é um livro muito bom, embora eu admita que até a metade eu li ele apenas por ler, não que não estivesse gostando, mas não tinha chamado a minha atenção. Da metade pra frente que ele realmente me conquistou. Mas é um livro para ler em vários momentos da sua vida. Eu admito que fiquei um pouco confusa durante o livro, mas gostei. Minha nota para esse livro é 8,5, e recomendo para todos.

Dados técnicos:

I.S.B.N.: 9788535912517

309 páginas

Editora: Cia de Bolso

Sobre alinedal

Sou uma pessoa que adora livros, e que adora escrever também, então decidi juntar essas duas paixões. Vou escrever aqui sobre os livros que li até hoje, e a minha opinião sobre o assunto. Espero que vocês leitores(as) também façam suas sugestões. Então é isso ai!!
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

